Book de Coleção
SENAI CURITIBA
CURSO TÉCNICO EM ESTILISMO DE CONFECÇÃO INDUSTRIAL
MARIA DE LOURDES GALVÃO MÜLLER
TURMA M - 2° MÓDULO
Book –
Coleção Outono / Inverno 2006
Cores da
Terra
Criar
coleção a partir do tema extraído da pesquisa Feita sobre vida e obrado
Artista Plástico Rogério Dias. Para a disciplina de Projeto e
Gerenciamento de Produto, como parte do projeto do 2° modulo do curso
Técnico em Estilismo de Confecção Industrial. |
Professora
Marianne Röhrig
Projeto e
Gerenciamento de Produto
CURITIBA
NOVEMBRO 2005
“Escolha o trabalho que gosta e
não terá que trabalhar
um único dia em sua vida."
Confucio
Introdução
Este book contém uma mini coleção para a
estação de outono inverno 2006. A criação e o desenvolvimento da coleção
começaram no primeiro semestre de 2005 com as pesquisas de Tendências de moda,
cores, tecidos, modelos, etc. O segundo momento do projeto foi uma pesquisa
sobre vida e obra do artista plástico Rogério Dias de onde surgiu o tema
Madeira.
A partir do tema madeira e tendo
médicas como publico alvo, deu-se inicio à criação de modelos que têm as cores
de vários tipos de madeira e que fazem parte da cartela de cores sugerida pelas
pesquisas de tendências.
Os tecidos foram escolhidos de acordo com a
textura da madeira e com o caimento que deveriam dar as peças de roupas. Os
modelos atendem ao gosto do publico alvo e seguem igualmente as tendências da
estação.
Nas paginas seguintes, o livro está dividido da
seguinte forma:
_ Tema da coleção;
_ Texto sobre o público-alvo;
_ Imagem do público-alvo;
_ Conceito de coleção;
_ Ambiência;
_ Cartela de Cores e de Materiais;
_ Analise Técnica do Tecidos;
_ Estampa desenvolvida especialmente para esta
coleção, com motivos extraídos do Tema Madeira;
_ Repetição da Estampa;
_ Croquis;
_ Desenhos Técnicos;
_ Referências Bibliográficas.
Este projeto baseia-se em elementos que
crescem da terra. O nome da coleção é “Cores da Terra”, uma vez que a “Terra
Natal”, é um ponto marcante tanto na vida do artista plástico Rogério Dias
quanto do estilista autor deste livro.
TEMA
DA PESQUISA
Entre
as obras de Rogério Dias, destaca-se uma escultura que chama especial
atenção.
Dentro de um espírito de reaproveitamento de
materiais, Rogério Dias transformou uma tábua de carne (figura 1), em uma
espécie de máscara. Esta obra, parece ser um misto de escultura e pintura.
Vista de frente, notamos a divisão em faixas, o contraste de cores fortes e tons
pastel, e muito volume representado nas imagens do ovo e do pintinho.
Nesta escultura o artista abriu um orifício
para se olhar do outro lado, em torno do qual pintou um grande ovo que ocupou a
parte central e projetou uma sombra do lado direito da tábua. Na parte inferior
do lado esquerdo, um volumoso pintinho, com olhos esbugalhados aparentemente
admirado com o que vê em sua frente. Nas cores amarelo / ocre, laranja, marrom e
branco a escultura, bidimensional, parece ter vida própria.
A escultura passa uma imagem
marcante da madeira, suas texturas, suas cores.
Dentro do tema proposto, o
trabalho será realizado unindo informações visuais da escultura, tais com
formas, divisão em faixas e volume, assim como utilizara as cores e texturas da
madeira que foi base para esta obra.
Figura 1 Técnica: Mista óleo sobre
Madeira
Luis Antonio Solda
PÚBLICO ALVO
O Público, alvo desta coleção,
foi selecionado por profissão, neste caso, médicos. Existem diferenças entre
pessoas de mesma atividade tais como; idade; gênero; estilo; ciclo de vida entre
outros.
Os profissionais entrevistados se
encaixam no seguinte perfil: - Mulheres, de classe A, acima de 35 anos,
casadas e com filhos.
Com um ritmo de vida bem
dinâmico, estas médicas cumprem no mínimo dois turnos de trabalho, um no
hospital e/ou no consultório, e, outro como dona de casa.
As médicas levam uma vida igual à
de outras mulheres de mesma faixa etária e ciclo de vida. São alegres,
atuantes tanto profissionalmente quanto na vida familiar passeiam em shoppings,
freqüentam restaurantes, vão a teatros e cinemas.
Com personalidade
marcante, nossas consumidoras gostam de se vestir com um estilo elegante, dão
prioridade à qualidade dos tecidos e da confecção, e, não se importam em pagar
mais por isso, o conforto das roupas é fundamental.
Nesta fase da vida, sem a
necessidade de auto-afirmação, suas escolhas são feitas de maneira serena, sabem
que não é a roupa que da personalidade a pessoa e sim o contrario.
Seu estilo de vestir não tem
variações marcantes quanto aos modelos. Usam roupas mais sóbrias, e em cores
suaves, mesmo aquelas peças de tons mais fortes devem compor o visual com tons
pastéis para não perder a leveza.
Com espírito jovem, dinâmica, e
de bem com a vida, esta consumidora sai às compras para satisfazer não apenas às
necessidades básicas de vestir, mas também aos seus desejos de que “tudo pode
ser melhor”, e que apesar dos problemas inerentes a vida, viver vale a pena.
Imagem
do Publico Alvo
Ausente em respeito ao
direito de uso de Imagem
Coleção
Cores da Terra
“Cores da Terra é uma coleção de
outono inverno para o ano de 2006. Inspirada em uma escultura de Rogério Dias,
procurou seguir as tendências mais fortes para esta estação: cores, texturas,
tecidos e aviamentos.”
Conceito
A partir da pesquisa sobre vida e
obra do artista plástico Rogério Dias, a inspiração para o tema Madeira, veio de
uma escultura bidimensional, feita em uma tábua de carne. A beleza da madeira,
sua riqueza em cores e texturas, foram fundamentais na criação dos modelos.
Detalhes da obra como volume
representado em um passarinho, serão representados em golas feitas de tricô que
terão aparência de pele animal. Para dar unidade a coleção serão usados
recortes dividindo as peças em faixas horizontais. As formas da escultura farão
parte dos modelos da coleção, assim como quase todas as cores. A escolha de
tecidos foi baseada nas cores e texturas da madeira mas que também se percebem
na obra que inspirou o tema deste projeto que é a Madeira.
Para o desenvolvimento desta
coleção foram considerados os seguintes aspectos: Tendências outono inverno
2006, desejos do publico alvo, características extraídas do tema. Cores,
texturas, tipos de tecidos reuniram-se e deram formas a peças como: ternos
femininos, com recortes que lembram as divisões em faixas tão exploradas por
Rogério Dias, decotes retangulares mostrando as formas da tabua de carne, saias
e vestidos com um pouco de volume satisfazendo ao consumidor e também
representados na obra,
Três cores foram extraídas da
madeira, marrom da Imbuia, ocre do mogno e areia do carvalho e a quarta cor foi
inspirada na berinjela, dentre as muitas cores que ela assume durante sua fase
de crescimento a cor escolhida foi violeta.
Foram usados quatro tecidos nesta
coleção, dois tecidos mais sofisticados como a lã fria e o tricô artesanal e,
dois tecidos mais simples como o crepe e sarja de microfibra, cada tecido com um
propósito específico que levam em consideração a estrutura da peça, e o caimento
que se quer dar a cada modelo.
Os modelos são compostos por
jaquetas e casacos de tricô, com gola de lã imitando pele, blazers em lã fria
fazendo conjunto com saias e calças do mesmo tecido, e para os dias mais
quentes, calças e saias mais leves em uma sarja de microfibra, blusas e
vestidos em crepe.
Em todas as peças percebe-se a
divisão em faixas, alguns modelos com recortes, outros divididos por um cinto ou
com debrum do mesmo tecido. Para o acabamento foram usados faixas de crochê em
algumas peças, botões e fivelas de madeira, zíperes com dois cursores.
Imagem da Ambiencia
Imagem da cartela de Cores e Materiais
Analise Técnica dos Materiais
Lã MOUSSE - Tricô - Malharia
retilínea - Comp 75% Acrílico 25% Poliamida - Fiação Fides Ltda – Br
O tricô é um tecido que não sai
de moda, apesar de parecer coisa do tempo da vovó, pessoas com um gosto mais
apurado sabem lhe dar o devido valor. Suas principais características são:
malheabilidade, versatilidade, pode-se fazer uma variação de modelos muito
grande, é aconchegante, macio, abraça o corpo e sua principal característica,
aquece o corpo.
Em uma coleção de inverno para
uma pessoa que gosta de qualidade, e conforto o tricô é indispensável.
Lã fria - Super 120’s - 100%
Lã de carneiro (merinos australianos)
A lã fria é isolante térmica,
mantém a temperatura do corpo de 5 a 8 graus, em média, mais baixa em comparação
aos tecidos sintéticos expostos ao sol; permite “respiração” da pele, é
naturalmente elástica e não amassa.
Os tradicionais ternos, tanto
masculinos como femininos, necessitam de um tecido de alta qualidade, a lã tem
sido usada para este artigo, porem com o aperfeiçoamento da industria têxtil,
pode-se usar este tecido inclusive no verão. Tem caimento perfeito para roupas
mais estruturadas. É bonita de olhar e confortável para vestir. O publico em
questão, pode pagar um pouco mais pela qualidade e conforto que este tecido
oferece.
Pelas características citadas
acima, a lã está ganhando espaço nas coleções femininas, inclusive no verão. A
principal fabricante Lã fria do país, é a Paramount Têxtil que, através de um de
seus revendedores, a Casa das Casimiras, nos cedeu uma amostra do tecido.
Microfibra - 100% Poliéster
A microfibra se faz presente
nesta coleção como um tecido alternativo. Para dias menos formais e mais
quentes, terá quase o mesmo caimento que a lã fria. Suas principais
característica são: toque macio, veste bem, tem pouco encolhimento, é
resistente e quase não amarrota.
Serão confeccionadas calças e
saias com este tecido, desta forma, não causara grandes transtornos por não
absorver a umidade do corpo. Para este público a microfibra ideal seria de
viscose, mas, faltou amostra.
Crepe - 100% Poliéster
O Crepe foi escolhido
para complementar os tecidos mais pesados desta coleção. Vai dar ao conjunto
mais leveza, por ser um tecido mais fino(de gramatura menor) ele é perfeito para
as blusas que serão usadas sob os blazers e casacos de lã. Além das blusas o
Crepe tem um caimento ideal para sais e vestidos.
Tem um toque áspero porém
confortável. Modela o corpo deixando a mulher com uma aparência mais e
feminina. Os tecidos crepe em todas as suas variações, fazem parte da alta
costura ou "pret-à-porter" de luxo. (Ex. Chanel sempre foi uma grande fã dos
tecidos crepe).
Raport
Imagem do raport feito a mão
Cartela de cores da estampa
Processo de estamparia utilizado:
Estampa corrida
Estampas corridas realizadas em
máquinas de estamparia, que utilizam até 12 cilindros - feita em níquel. Podem
estampar algo como 50 metros, ou mais, por minuto. São máquinas caríssimas,
usadas normalmente nas fábricas de tecido e malhas.
Litografia
-
Desenho ou escrita em pedra, depois estampada em papel; oficina do tipógrafo.
Palavra de origem grega formada por lithos (pedra) e grapho (escrever). Esta
nova técnica utiliza uma pedra calcária de grão muito fino e de côr
azulada/amarela e baseia-se na repulsão entre a água e as substâncias
gordurosas. Método inventado por Senefelder, que contou a sua descoberta no
"Tratado da Litografia" escrito em 1818, e que, em resumo, consistia no
seguinte: as pedras eram desenhadas ou escritas com uma tinta pastosa composta
pos cera, sabão e negro de fumo, após o que as gravava com uma soluçção nítica.
O ácido não atacava as partes escritas, que estavam protegidas pelas tinta, mas
somente as zonas a descoberto. Deste modo obtinha um ligeiro alto relevo, que
entintava com uma bala, procurando não sujar as zonas não impressoras, após o
que procedia à impressão. Actualmente, embora o princípio seja o mesmo, em vez
de pedra utiliza-se chapas metálicas, matérias plásticas ou outras devidamente
preparadas.
Litotipografia
- Arte de produzir litograficamente uma estampa impressa.
Repetição do Raport
Croqui 1
Croqui 2
Croqui 3
Croqui 4
Croqui 5
Croqui 6
Desenho Técnico 1
Desenho Técnico 2
Desenho Técnico 3
Desenho Técnico 4
Referências Bibliográficas
Referências 1 -
Pesquisa sobre Rogério Dias
Livros:
Dias,
Rogério – Museu Metropolitano de Arte - 4 de junho a 31 de julho
de 1994
Obras:
Fotografias tiradas do Livro do
Museu Metropolitano de Arte
Fotografias tiradas na Galeria
de Arte Antichitá
Museus
Museu de Arte Paranaense – Rua
Kellers - Largo São Francisco
Galeria de Arte Um Lugar ao Sol -
Rua Jaime Reis, 134 – São Francisco
Galeria de Arte Solar do Rosário
- Rua Duque de Caxias nº
4
Galeria de Arte Antichitá -
Rua Kellers nº 290 loja 6
Referências 2
– Pesquisa de Estamparia e
Tendências de Moda
Apresentação para tese de
mestrado: arquivo ppt
Castro,
Joceline G. Fernendes de - Relação Homem – Máquina na Estamparia –
abril de 2005
Links
www.sebrae.com.br
www.dorlastan.com
www.style.com
www.vogue.com
www.modabrasil.com.br
www.casapinto.com.br
Referências das Referencias
Referencias
(1)
O tema deste trabalho veio de uma
pesquisa(1) sobre o artista plástico Rogério Dias.
Referencias (2)
Este projeto teve o auxilio de
uma extensa pesquisa feita na Internet. As pesquisas de Tendências de Moda
foram feitas a partir da analise dos desfiles de Outono / Inverno 2005, da
Europa, Ásia e Estados Unidos.
Sites como Vogue e
Style.com serviram de base para a analise dos desfiles em varias partes do mundo
tais como: Nova York; Los Angeles; Milão; Paris; Tókio e Madri.
Nas paginas da
Internet da Bayer®, na divisão de fibras com o nome de Dorlastan®, foram
pesquisadas as cores tendências de modelos e diversos temas a serem usados para
a estação de Outono / Inverno 2005.
Imagens retiradas da
Internet foram usadas para o público-alvo e também para a montagem da
ambiência.
Para a análise
técnica de tecidos foram consultados os seguintes sites da Internet: Moda Brasil
e Casa Pinto. |