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Projeto do 4º Módulo - Inverno 2007

 

COLEÇÃO TRIGLAV

OUTONO INVERNO 2007

 Trabalho para disciplina de Projeto e Gerenciamento de Produto,  como parte do projeto do 4° modulo do curso Técnico em Estilismo de Confecção Industrial.  Apresentado em banca em dezembro de 2006.

 

 

INTRODUÇÃO

                        O presente trabalho é uma síntese de um projeto de criação de moda para a estação de outono / inverno de 2007, criada pela Estilista Maria Müller.

                         O projeto foi elaborado  reunindo tendências da estação, público alvo, pesquisas sobre têxteis e de modelagem. 

                        Neste book encontram-se resumidamente: o livro “Verônica Decide Morrer”, do autor Paulo Coelho, e um breve relato sobre a história da Eslovênia.

                        O tema foi definido como um misto das fases do livro e dos períodos históricos pelos quais passou a Eslovênia, país onde acontece a historia do livro.

                        Todo o conteúdo deste projeto foi realizado pela estilista, desde a criação até a confecção final das roupas, pesquisas, edição e montagem de um DVD, redação, edição, diagramação, revisão, impressão e montagem dos  books.

                    

Descrição da Inovação Proposta

 

            “O futuro será das roupas que podem fazer alguma coisa por nós. As roupas deverão ter funções, a moda do futuro será ativa, funcional...” Com esta citação de Carol Delboni, jornalista do Estadão, defendo a idéia da praticidade aplicada à moda.

            Nesta coleção, as propostas de inovação englobam a alta tecnologia têxtil e a reformulação das medidas utilizadas como padrão para a modelagem. 

1.      Roupas práticas para o trabalho, tecidos que não amassem, permitam que o corpo respire, evitem odores desagradáveis, não manchem, não deformem e sejam extremamente confortáveis uma vez que estas roupas serão usadas por mais de 10 horas por dia.

2.      Modelagem condizente com as formas e medidas do consumidor, se a criação é feita para um determinado público a modelagem desta roupa deve seguir o padrão corporal deste mesmo público.

 

                        A inovação proposta é:  criar roupas que tenham funções diferentes, roupas desmontáveis que possam ser utilizadas em mais de uma ocasião, adaptando-se às necessidades do consumidor.

                        Além da praticidade, é fundamental não esquecer o conforto.  Usamos um tecido com nanotecnologia, precisamente o Olímpia da Santa Constância, que possui tratamento bacteriostático, inibe a proliferação de bactérias. 

Temática Proposta

             Leitura de um livro com autor brasileiro. Depois da escolha do autor, Paulo Coelho, o livro escolhido foi:  “Veronika Decide Morrer”, sugestão do próprio autor.

História do Livro

Resumo do livro Veronika Decide Morrer

            A história acontece em Liublijana, capital da Slovenija, no leste Europeu.

            Começa assim: “No dia 11 de novembro de 1997,  Veronika decidiu que havia – afinal! – chegado o momento de se matar.  Limpou cuidadosamente seu quarto alugado num convento de freiras, desligou a calefação, escovou os dentes e deitou-se.”

            “Enquanto espera a morte chegar, folheava uma revista, encontrou uma reportagem sobre um determinado jogo de cd-rom cujo autor era Paulo Coelho e, o cenário do jogo, a Slovenija.  Interessou-se pelo assunto pois, havia em certa ocasião trocado duas palavras com o autor.”

            Quando foi ler a matéria feita por um repórter francês, indignou-se com o descaso do repórter ao referir-se a Slovenija.

             “__Embaixo de uma ilustração do tal jogo de computador, o jornalista começava sua matéria perguntando:”

             “Onde é a  Eslovénia?”

            “Voltou a pensar no absurdo que acabara de ler: como é que um artigo de computador pode começar com esta frase tão idiota: “Onde é a Eslovénia?”“.

            “Como não achou nada mais interessante para preocupar-se, resolveu ler a matéria até o fim, e descobriu: o tal jogo tinha sido produzido na Eslovênia – este estranho país que ninguém parecia saber onde era, exceto quem morava ali -  por causa da mão de obra mais barata. Há alguns meses atrás, ao lançar o produto, a produtora francesa dera uma festa para jornalistas de todo o mundo,  num castelo em Vled.”

            “Foi então, que Veronika descobriu uma maneira de passar o tempo – já que dez minutos haviam transcorrido, e ainda não notara qualquer diferença em seu organismo. O último ato de sua vida ia ser uma carta para aquela revista, explicando que a Eslovênia era uma das cinco republicas resultantes da divisão da antiga Yugoslávia.  Deixaria a carta como seu bilhete de suicídio. De resto, não daria nenhuma explicação sobre os verdadeiros motivos de sua morte.”

            “Veronika, finalmente começou a perder os sentidos, sentiu medo, um medo terrível do desconhecido.  Mas foi rápido. Logo perdeu a consciência.”

            “Quando recuperou a consciência - escutou uma voz de mulher. - Agora você está com os dois pés no inferno, aproveite. Quis mexer-se, mas os braços estavam amarrados”.

            “- Estou brincando, não é o inferno - continuou a voz.  - É pior que o inferno onde, aliás, eu nunca estive. É Villete.” (Villete, o famoso e temido asilo de loucos, que  existia desde 1991, ano da independência do país.) ““.

             Após 5 dias na unidade de terapia intensiva e duas semanas na enfermaria, Veronika finalmente ouve dos médicos que, apesar de ter sobrevivido aos remédios, seu coração estava condenado e lhe restavam cinco ou seis dias de vida, ficou aliviada pois desta vez morreria.

            Veronika estava em um asilo de loucos mas era apenas uma suicida frustrada, queria saber:

            “__Afinal o que é um louco”?, Zedka, sua companheira de enfermaria respondeu:

            “__ Louco é quem vive em seu mundo. Como os esquizofrênicos, os psicopatas, os maníacos. Ou seja, pessoas que são diferentes das outras.” 

            Uma pessoa pode ser considerada louca apenas por ser diferente, não fisicamente mas, com hábitos e idéias que fujam do que a sociedade considera certo ou convencional em um determinado lugar e ou momento.

            Durante sua espera pela morte, internada em Villete, Veronika conheceu algumas pessoas que lá estavam por vontade própria, depressão, síndrome do pânico, etc..., foi com estas pessoas que começou a descobrir a vida, como ela poderia ter sido se ainda houvesse tempo, aprendeu a gostar de estar viva, e arrependeu-se do que fizera mas, era tarde demais, encontrou-se com seus sonhos mais puros e sinceros, e através deles, principalmente do piano que tocava com a alma, conheceu um esquizofrênico, Eduard, que na verdade não era exatamente um esquizofrênico, ele se apaixonou por ela e juntos fogem do hospício para que Veronika possa viver intensamente seu ultimo dia de vida.

            Depois de muita farra, Veronika e Eduard adormecem ao relento, no dia seguinte, Eduard acordou pensando que Veronika já havia morrido, mas, ela desperta e ambos percebem que ainda haveria mais um dia de vida.

             Sabe-se que todo suicida é ou será reincidente, com base neste fato, o Dr. Igor, medico que cuidava de Veronika, usou-a como cobaia para testar um remédio que poderia curar a “loucura”, porem, ela fugiu sem saber que não corria risco de vida, supõe-se que Veronika e Eduard tenham vivido intensamente cada dia como se aquele fosse o último. 

Resumo da História da Slovênija

 

A Eslovênia é um país do leste Europeu, situa-se no extremo noroeste da península dos Balcãs; é banhada pelo mar Adriático; faz fronteira com a Áustria,  Croácia, Hungria e com a Itália.

Sua Capital é Ljubljana, possui cerca de 2 milhões de habitantes. O País tem uma Área de 20.256 km²,  e (50% do território) é de florestas: 10.124 km².

A língua oficial é o esloveno, a grande maioria da população é católica e as principais cidades são: Maribor, Kranj, Celje e Koper.

O clima é alpino, continental, mediterrânico, a temperatura média em Janeiro é de 0ºC e em Julho, 21ºC.

A moeda local é o  Tolar e o índice de analfabetismo é de 0.8%.

 A Eslovénia é um país com uma história muito rica, cuja identidade nacional e cultural é fruto da confluência de diversas civilizações que ocuparam o seu território durante vários séculos.

Achados arqueológicos provam que existe vida no território que hoje constitui a Eslovênia há pelo menos 250.000 anos. Até ao século XX, este território foi sucessivamente ocupado por diversos povos e civilizações, das quais se destacam os Celtas, o Império Romano, os Hunos, os Germânicos, os Habsburgos e os Eslavos (que são os ancestrais diretos dos Eslovenos). No séc. XX, são incorporados no império Austro-Húngaro e com a dissolução do império e o final da 1ª Guerra Mundial, a Eslovênia é incorporada no reino dos Sérvios, Croatas e Eslovenos, que passa a chamar-se Jugoslávia em 1929. Após o fim do bloco soviético, a independência é proclamada em 25 de Junho de 1991. Em Janeiro de 1992, a União Europeia reconheceu oficialmente a Eslovênia como estado independente

Hoje é membro permanente da Organização das Nações Unidas (ONU).  Faz parte do Conselho da Europa, integra o Fundo Monetário Internacional (FMI), a Organização Mundial do Comércio (OMC), e em Maio de 2004 tornou membro da União Européia.

Cada uma das civilizações que ocupou o território da Eslovênia, construiu um pedaço da história deste país, registrados principalmente na arquitetura.  Em anexo a este book, um CD com um passeio Virtual pela Eslovênia, vocês verão um pouco da arquitetura medieval, da arquitetura barroca, castelos, igrejas, magníficas construções bem conservadas misturadas a belíssimas paisagens como rios lagos, cadeias de montanhas, entre outras.  As imagens são de Bostjan Burger e Danny Cambré e a trilha sonora é do século xv regravada por Blackmore’s night.

 

Tema

 

Veronika e Slovenija

 

            Tomando as dores de Veronika, a pesquisa foi direcionada para: “__Onde fica a Slovenija?”.

            Depois da localização geográfica, leste europeu, fronteiras com a Croácia, Hungria, Áustria, Itália, e banhada pelo mar Adriático e definida a situação política, um dos cinco paises que formavam a antiga Yugoslavia, a história começa.

            Terras com prova de vida que datam de 250.000 anos, linha do tempo que se inicia em 400 ac, país constantemente invadido por estar em posição estratégica e pelo acesso ao mar Adriático.  A Slovenija foi colonizada por Bárbaros Germânicos, Celtas e Slavos, nesta ordem. País encantador, castelos medievais e barrocos são uma constante em quase todo o território.

            A colonização e a arquitetura são fatos marcantes. O barroco e o rococó em pinceladas, as armaduras da idade média misturados à loucura de Veronika, tanto em sua fase em villete quanto em querer deixar estas terras que parecem cenário de contos de fadas.

            A história de Veronika é dividida em três fases, a rotina, a loucura e o renascer. A união das fases de Veronika com a história da Slovenija é o tema desta coleção.

            O nome da coleção vem da mitologia slava, “TRIGLAV”, segundo a mitologia, Triglav era um Deus de três cabeças, assim representado por ser o Senhor do Céu da Terra e do Inferno.  Na Slovenija o nome Triglav é bastante usado, nos “Julian Alps” que fica na região dos Bálcãs, existe um conjunto de montanhas que tem este nome e ao redor das montanhas o Parque Nacional Triglav, área de preservação ambiental.

            A indumentária do século XVI (ainda com aspecto medieval), do século XVII (barroco), e do século XVIII (final do barroco início do rococó), em conjunto com as três fases vividas por Veronika na cidade de Liublijana, capital da Slovenija, são à base de inspiração para esta coleção.

 

Conceito

 

Um livro: Veronika decide morrer

            Um lugar: Slovenija

                        Um tempo: Passado

Muitos povos: Bárbaros Germânicos, Celtas e Slavos.

            O que marcou?

                        Arquitetura Medieval e Barroca, indumentária medieval, barroca e rococó.

 

            A idéia para coleção uniu a história do livro com a história do país. A arquitetura inconfundível, herança medieval e barroca misturada ao rococó dando formas a tecidos naturais, mistos e tecidos incrementados com muita tecnologia.

            Nos últimos anos a pesquisa científica na área têxtil, criou tecidos com tantos atributos que seria anticomercial criar uma coleção inovadora sem usá-los.

            Roupas prét a porter, literalmente prontas para o uso, não é preciso passar, as cores não desbotam, os tecidos não deformam, inibem a proliferação de bactérias (tecidos bacteriostáticos), eliminam bactérias existentes (tecidos bactericidas), e, se tudo isto não bastasse, ainda temos tecidos que não mancham, sujou, passe um pano úmido, fica limpo e seca rápido.

            Os tecidos naturais trazem todo o romantismo do barroco e do rococó, ruffles, jabots, babados, volumes, e, para não açucarar demais, um pouco das armaduras e da indumentária medieval, tudo devidamente amarrado com laços, fitas e fivelas.

            Para concluir, uma coleção jeanswear que usará tecidos mistos, tops feitos em malha de viscolycra unidos ao jeans, compondo looks mais despojados, mais light.

            O ponto forte desta coleção é sem dúvida a praticidade: fazendo uso de botões e zíperes de jaqueta, as roupas podem ser transformadas facilmente.  Uma camisa com babados no decote e nos punhos de mangas ¾ ou 7/8 podem ser removidos apenas sendo desabotoados das roupas.  Calças com várias alturas de cós, o cós é colocado ou removido com zíper de jaqueta.  O comprimento também se ajusta ao gosto ou ocasião de uso, calça no tornozelo que vira calça capri, blazer que vira bolero, vestido com duas larguras.......

Ambiência

Público Alvo

 

            Feminino – de 35 a 50 anos – renda própria acima de R$ 5.000,00 – Executivas de multinacionais – residentes em Curitiba e região metropolitana – freqüentam cinemas, teatros, restaurantes, shopping. Procuram nas roupas praticidade, conforto e qualidade – não pagariam mais de R$ 500,00 por uma peça de roupa – compram por vontade – não compram pela marca e sim pela roupa.

            A fase marcante de suas vidas foram os anos 70 e 80 – décadas com significativas mudanças no estilo de roupas e costumes.

            Estas mulheres venceram pelo próprio esforço – ocupam hoje cargos que eram tipicamente masculinos.  Cuidam do corpo – freqüentam academias de ginástica e/ou yoga e prezam pela feminilidade.  Algumas já têm filhos adultos e, outras não têm filhos, o que significa mais tempo para dedicar-se a própria vida, mais tempo para a profissão que escolheram e para cultivar ou buscar o amor.

            Enfim, são mulheres normais, com ou sem defeitos, alegres ou tristes, calmas ou irritadas, são mulheres que lutam e vencem um pouco a cada dia os preconceitos de uma sociedade machista que está se rendendo não só aos encantos, mas, a competência feminina.

 

Cartela de Materiais

 

 

 

 

ARTECA

Jacquard de Algodão

97/03 - Co/Pue

Tecido plano

Ligamento Sarja

245 g/m²

 

 

 

 

RENAUX

Tricoline

98/02 - Co/Pue

Tecido plano

Ligamento tela (tafetá)

123 g/m²

 

 

 

 

SANTA CONSTANCIA

Olímpia Poliamida com Elastano

92/08 - Pa/Pue

Malharia de Urdume

311 g/m²

 

 

 

 

PETTENATI

Viscose com elastano

93/07 Cv/Pue

Malharia retilínea

Ligamento Jersey

260 g/m²

 

 

 

 

VIPAV

Microfibra com elastano

98/02 - Pes/Pue

Tecido Plano

Ligamento sarja

270 g/m²

 

 

 

 

SANTISTA

Jeans

100% Algodão

Tecido plano

Ligamento sarja 2/1 d

245 g/m²  -  7,2 oz

 

 

Justificativa da escolha de tecidos

 

Olímpia® – Santa Constância – A escolha deste tecido foi feita após extensa pesquisa, com base nos resultados obtidos com a pesquisa de público alvo.  A poliamida usada na fabricação do Olímpia possui tratamento bacteriostático, isto significa que não há proliferação de bactérias. Este tratamento é feito na fase de polímeros, quando os polímeros se transformam em fibras já estão beneficiados, sendo assim este beneficiamento continua com até o fim da  vida útil do tecido.  Na prática, este tecido evita odores desagradáveis, fica estruturado pois é de alta gramatura, perfeito para ternos femininos, e por ser malha é extremamente confortável..

Tricoline – Renaux – Para uma linha de camisaria feminina, a tricoline com Lycra® é perfeita, estruturada, confortável e por conter elastano é mais fácil de passar, amarrota menos que a tricoline 100% algodão.

Viscolycra – Pettenati – Da mistura da viscose, fibra derivada da celulose e de toque muito agradável, com a Lycra®, surgiu a viscolycra na linha de malharia, perfeita para blusas, camisetas, saias e vestidos, a sensação de conforto que este tecido passa é inconfundível, além da praticidade que a Lycra® proporciona a todos os tecidos aos quais se mistura.

Jacquard –  Arteca - Tecido em jacquard com 97% de algodão e 3% de elastano, é um tecido convencional para ternos e blazers, calças e saias e tem o contorto do algodão.  A escolha do jacquard se deve a pesquisas de tendências, este tecido aparentemente vintage, é, uma coqueluche da estação, novas cores, novos padrões, além de estar diretamente ligado a base do tema desta coleção que é a fase do barroco e do rococó.

Microfibra – Uma mistura bem comum de poliéster com elastano, este tecido é conhecido como Oxford, a escolha foi feita para dar equilíbrio na coleção, é muito usado para ternos, saias, calças e blazers, porem o custo é menor se comparado aos outros tecidos da coleção, com o intuito de vender mais, optamos por algumas peças de custo reduzido porém com a mesma qualidade das outras.

Jeans – Santista – O jeans de 7 oz da Santista, foi escolhido por ser um tecido mais confortável que o jeans tradicional que varia de 10 a 12 oz.  Com esta gramatura este tecido poderá ser usado nas tradicionais calças e, na confecção de blazers e algumas outras peças.

Planejamento de Coleção

Sub Tema

Ocasião de Uso

Conceito

Cores

Formas

Tecido

 

 

 

 

Equilíbrio

 

 

 

 

Trabalho

 

Versatilidade

Praticidade

Urbanismo

Tecnologia

Conforto

Contraste

Sensatez

 

Preto

Branco

Marrom

Vermelho

Bege

 

Retas

Recortes

Sobreposições

Ajustadas ao corpo

Rigidez

 

Olimpia Biotech

Tricoline/Pue

Viscose/Pue

Sarja microfibra/Pue

Sarja Co Jacquard

 

 

 

 

 

Insensatez

 

 

 

 

 

Social

 

Exuberância

Tecnologia

Sofisticado

Conforto

Contraste

Versatilidade

Praticidade

 

Preto

Branco

Marrom

Vermelho

 

Babados

Jabot

Recortes

Amarrações com

Fivelas e Fitas

Franzidos

Volume

Leveza

 

Olimpia Biotech

Tricoline/Pue

Viscose/Pue

Sarja microfibra/Pue

Sarja Co Jacquard

 

 

 

 

 

Liberdade

 

 

 

 

 

Lazer Dia

 

Descontração

Tecnologia

Simplicidade

Praticidade

Conforto

 

Preto

Branco

Marrom

Bege

 

Franzidos

Decotes

Leveza

Babados

Recortes

Amarrações com

Fivelas e Fitas

 

Jeans

Tricoline/Pue

Viscose/Pue

Sarja microfibra/Pue

Sarja Co Jacquard

 

Croquis da Coleção

 

Referências Bibliográficas

 

Livro

Coelho, Paulo  -  Veronika Decide Morrer

 

Páginas na Internet

 

http://www.icicom.up.pt/blog/blogoscopio/arquivos/001031.html

http://www.ljubljana-tourism.si/en/ljubljana/history/today

http://www.quimica.com.br/revista/qd417/atualidades5.htm

http://www.halfdome.com.br/

Artigo -Vestindo a ficção científica –

Publicado em estadão.com.br em 28/03/2005 – autoria - Carol Delboni

http://www.link.estadao.com.br

Fernanda Colavitti  Editora globo

Artemoda.com  - José Favilla – Resumo de Palestra

http://www.fieramodain.it/htm/news.asp

http://www.style.com

Rhodia.com.br

Dorlastan.com




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